|Cumbe│ Quadrinho de Marcelo D’Salete concorrendo ao prêmio Eisner

2014-10-cumbe-web-a-1140x440

Publicado lá fora com o título Run for It: Stories of Slaves Who Fought for the Freedom pela editora Fantagraphics, o quadrinho está concorrendo na categoria Best U.S. Edition of International Material. ( Melhor Edição Estadunidense de Material Internacional).

Eisner

Cumbe de Marcelo D’Salete, traz várias histórias ambientadas no período da escravidão, trazendo a narrativa, uma nova visão, crua, denunciativo e que mesmo assim não deixa de mostrar a rica cultura afro e como se vê no glossário e no material bibliográfico, ao fim da Hq, foi fruto de uma intensa pesquisa para retratar bem estes elementos.

Sendo algo sentido na leitura, se dando de maneira fluida, acompanhado de um desenho que passa a emoção, percorrendo junto aos personagens, aquele ambiente duro e cruel, no qual vale ressaltar, o regaste do autor, em retratar bem o período e mostrar por uma nova visão, aquele passado que se joga debaixo do tapete ou simplesmente se ignorar, diminui a um passado muito distante, como se não houvesse reverberações em nosso tempo atual…

Cumbe é um excelente quadrinho, tem uma visão única e apesar de abordar temas pesados e que pode deixar alguns um pouco abalados na leitura, vale muito a leitura e releitura e cabe ressaltar também o novo trabalho de Marcelo D’Salete que continua este resgatar das histórias deste período, com riqueza e respeito a cultura e as lendas Afro, a Hq “ANGOLA JANGA – uma história de Palmares”. Ambos os quadrinhos publicados pela editora Veneta.

RunForIt_Cover_91ug-hh

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s